Resistor é um equipamento elétrico, usado em eletrônica e em outras áreas, que tem a finalidade de “dificultar” e resistir a passagem de uma corrente elétrica. Seu uso é frequente para conseguir controlar a intensidade e a tensão causadas pela passagem de correntes elétricas. Em outras aplicações, os resistores são responsáveis para obter calor: isso porque, ao se opor à passagem da corrente elétrica, esse “atrito” vira energia térmica (calor). Essa segunda aplicação é descrita no efeito joule (transformação de energia elétrica em energia térmica por meio da passagem de corrente elétrica através de um condutor). A unidade dada a essa resistência à corrente elétrica é chamada Ohm, em homenagem a Georg Simon Ohm, que formulou a lei de Ohm.
O efeito joule, que usa os resistores para funcionar, é muito útil para o ser humano: prova disso é que, por exemplo, o chuveiro elétrico trabalha com esse efeito para aquecer a água. É passada uma grande quantidade de energia elétrica num resistor, os elétrons da corrente elétrica se chocam com os átomos do resistor, nessas colisões são transferidas parte da energia cinética dos elétrons para os átomos, aumentando sua temperatura. No caso do chuveiro, esses resistores aquecem a água.
Esse dispositivo pode ser construído com vários matérias, mas o mais comum para sua construção é o carbono. Seus componentes são, geralmente, uma fita de carbono enrolado num tubo cerâmico. Uma ponta tem um terminal de fio (para continuar o trajeto da corrente elétrica) e a outra de tampa. Feito isso o tubo é coberto com um material isolante, para que não escape energia pelo sistema. Por último, são pintadas no resistor faixas coloridas transversais. Essas cores trarão informações importantes relativas ao valor da resistência do aparelho.
As cores pintadas no resistor dão informações sobre quantos ohms o tal resistor oferece. Os valores correspondentes a cada cor são:
São pintadas de três a quatro faixas no resistor. As três primeiras faixas são relativas à quantidade de ohms oferecida pelo resistor, sendo que a terceira tem um valor diferente das duas primeiras. Enquanto a primeira e a segunda mostram os valores numéricos da quantidade de ohms, a terceira faixa serve para mostrar quantos “zeros” devem ser acrescentados no número. Se num resistor temos a primeira faixa de cor marrom, a segunda de cor cinza e a terceira laranja teremos a seguinte interpretação: marrom (1) cinza (8) laranja (3), teremos 18.000. Há ainda a possibilidade de haver um quarta faixa. Essa tem a intenção de mostrar a uma “margem de erro” do valor apresentado pelas cores anteriores. Para quarta faixa, temos cores de valor diferente das anteriores:
Outra forma de marcação de cores no resistor é quando o valor de ohms é entre 1 e 10. Nesses casos, a terceira faixa tem a cor, obrigatoriamente, de ouro. As duas primeiras cores também são analisadas de forma diferente. Um exemplo pode ser visto quando um resistor tem a primeira faixa vermelha, a segunda azul e a terceira ouro. Nesse caso o valor é 2,6 ohms (vermelho= 2 e azul=6).
Os resistores são amplamente usados em problemas de física. Esses exercícios são, geralmente, relativos a valores de corrente elétrica, a quantidade de ohms que os resistores oferecem à corrente elétrica. Existem exercícios que citam apenas a aplicação da passagem de uma corrente elétrica, outros já mostram um circuito de resistores, os chamados circuitos paralelos, que são enfileirados, oferecendo uma resistência maior.